Acibalc participa de workshop de coordenadores e consultores do Empreender

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), e o Sebrae/SC, realizaram nos dias 25 e 26 de outubro os Workshops para coordenadores de Núcleos Empresariais do Programa Empreender das regionais do Meio Oeste, da Serra Catarinense e Vale do Itajaí.

A vice-presidente de Núcleos da Acibalc, Juliana Schmitz, o executivo, Fernando Assanti, os coordenadores do Núcleo da Mulher Empresária e de Consultores, Milene Voigt e Paulo Junek, Rodrigo Bonfanti, nucleado e a consultora Gisele Girardi estiveram presentes no encontro que aconteceu na terça-feira, dia 26, na Associação Empresarial de Brusque.

Com foco na capacitação, integração e no desenvolvimento de lideranças e planejamento dos coordenadores, vice coordenadores e consultores de núcleos do Programa Empreender, os eventos foram realizados em Campos Novos e Brusque e dedicados a construir de forma coletiva os alicerces do Programa Empreender.

Os participantes foram orientados pelo coordenador do Programa Empreender, Gilson Zimmermann, pelo gestor do Empreender do Sebrae, Luciano Silva, pelo consultor do Sebrae, Nilmar Paul, e pelas consultoras regionais Eliane Lopes, Marcia S. Schmitt e Scheila Mazurek, que foram responsáveis pela articulação dos encontros.

O gestor do Programa Empreender/Sebrae, Luciano Silva, aproveitou os encontros para apresentar os resultados do Programa de Aceleração de Núcleos (PAN), que, só em 2021, disponibilizou R$ 2 milhões em subsídios para a realização de mais de 80 projetos, atendendo em torno de 950 empresas.

“Pelo edital é possível traçar ações que promovam o acesso ao mercado, aumento da produtividade e a melhoria na gestão dos negócios. Temos recursos para este investimento em 2022 e queremos fortalecer o associativismo, através das empresas nucleadas”, afirmou Silva.

Nilmar Paul abordou os desafios do Empreender de forma coletiva com discussão dos principais pontos e abordagens dos envolvidos.

Coordenador estadual do Programa, Gilson Zimmermann, aplicou uma capacitação sobre liderança com importantes estratégias como comunicação, propósito e saber delegar.

Para a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, a escolha de Brusque para sediar o workshop regional foi uma grande satisfação, já que o encontro contou com a presença de 80 participantes.

Vale do Itajaí

No Vale do Itajaí destaque para a apresentação do empresário Quido Sassi que falou sobre três gerações que compartilham do mesmo negócio e da mesma convicção associativista. “Levo comigo uma lição: devemos ser alegres na esperança, fortes na tribulação e perseverantes na oração”, declarou.
Representando a terceira geração, os netos de Quido, filhos de Marlon, Sara e Bruno, hoje dão continuidade a este legado. Sara é atualmente a coordenadora do Núcleo de Gastronomia da ACIBr, que já tem sua marca registrada na entidade, através do Festival de Inverno, o Temperô.
Já Bruno, que sucede o caminho trilhado pelo avô, ainda encontra inspiração nas experiências proporcionadas através do Núcleo.
Ainda no encontro, o Núcleo de Fabricantes de Toalhas (NFTEX) apresentou seu case de sucesso, que culminou no lançamento da marca coletiva “Vale das Toalhas”.