ACIBALC REALIZA PLENÁRIA COM PRESIDENTE DA AMFRI

Nesta terça-feira, 28 de fevereiro, a ACIBALC - Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú realizou reunião plenária aberta a toda comunidade para tratar do PROMOBIS, um projeto de mobilidade integrada que conecta os 11 municípios da AMFRI. O Presidente da AMFRI 2023, Paulo Henrique Dalago Muller (Bombinhas) e Aquiles da Costa, ex-presidente gestão 2022 e atual presidente do CIN AMFRI (consórcio intermunicipal multifinalitário) estiveram presentes para apresentar o projeto.

???? O que é o PROMOBIS?
Projeto de Mobilidade Integrada que conecta os 11 municípios da AMFRI e tem como premissa a aplicação de soluções inovadoras para transformar a matriz de deslocamentos na região.

???? Os 3 principais objetivos são:
• Ofertar a população da região um transporte coletivo: seguro, confiável,
confortável, acessível e econômico;
• Integrar a região: por meio de uma alternativa de deslocamento através de uma ligação viária sob o rio Itajaí-açu ligando os Municípios de Itajaí a Navegantes; e
• Assegurar o acesso seguro e rápido aos empregos: unindo os bairros residências aos centros comerciais.

???? O PROMOBIS/AMFRI é formado por 3 elementos:
• Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR);
• Túnel Imerso sob o Rio Itajaí-açu ligando Itajaí a Navegantes; e
• Mobilidade Ativa e Micromobilidade Elétrica em Balneário Camboriú (Caminhos do Mar).

De acordo com o projeto apresentado, a parceria público-privada teria um custo total de 380 milhões de dólares. Desse valor, 120 milhões são investimentos públicos divididos entre os 11 municípios da AMFRI e 260 milhões são investimentos privados.

???? Os próximos passos são:
- Aprovação das Câmaras de Vereadores das 11 cidades;
- Negociações finais das partes envolvidas;
- Parecer da Secretaria do Tesouro Nacional;
- Parecer da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional;
- Aprovação da Presidência da República;
- Aprovação do Senado Federal;
- Assinatura do Acordo de Financiamento.