Associados Acibalc; Hotel Sibara e Oceanic Aquarium, recebem selo de qualidade

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina - Santur lançou na quarta-feira, dia 30 de setembro, o programa Viaje+SC, que tem como foco o público nativo ou residente em Santa Catarina, para aquecer o turismo interno. A iniciativa, que vinha sendo estudada há meses, visa incentivar o turismo regional, que é o principal segmento do setor nessa fase de pandemia. O programa inclui dois selos de segurança voltados à prevenção da Covid-19: o Viaje+SC e o Safe Travels, concedido a partir de uma parceria com o Conselho Mundial de Viagens e Turisno (WTTC na sigla em inglês).

Com a presença do Governador Carlos Moisés e do Presidente da Santur, Mané Ferrari, três empreendimentos turísticos foram contemplados com o selo de qualidade pelas boas práticas ligadas à prevenção do Covid-19, sendo dois deles de Balneário Camboriú, associados á Acibalc e integrantes do Núcleo de Turismo da entidade: o Hotel Sibara e o Oceanic Aquarium. O terceiro empreendimento foi a Cia de Turismo, uma agência de viagens de Joinville.

O sócio diretor do Oceanic Aquarium, Cristiano Buerger Filho, diz que ficaram muito felizes em receber mais esse selo e lembra que, desde o inicio da pandemia não mediram esforços com segurança quanto ao Covid-19. "Tudo o que existe de melhor mais moderno na questão de reciclagem de ar, câmeras ozonizadas, medidas padrões, contratação de médico para acompanhar colaboradores, sanitização de todos os ambientes, tudo o que existia resolvemos trazer para o aquário para dar segurança aos funcionários e visitantes", explica citando que já possuíam o selo do Turismo Limpo e Responsável aferido pelo Ministério do Turismo, e o Safe Travels, do Conselho Mundial de Turismo.

O gerente do Hotel Sibara, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Balneário Camboriú e vice-presidente de Turimo da Acibalc, Osny Maciel Junior, afirma emocionado que é uma honra muito grande receber o selo e o reconhecimento pelas práticas adotadas, destacando o trabalho se sua equipe no hotel. "Fomos muito rápidos e muito detalhistas, pois acreditamos que é no detalhe que fazemos a diferença. O programa Viaje+SC é uma iniciativa muito importante, que vai impactar positivamente na temporada de verão. Já temos observado que o turismo regional tem sido o principal indutor aos nosso destino, seguido pelo Paraná e o Rio Grande do Sul. Acreditamos que os protocolos adotados garantem de fato a proteção ao vírus", finaliza.

O Viaje+SC

A cerimônia de lançamento foi realizada na sede da Santur em Florianópolis e o programa está dividido em seis etapas com foco no mercado, nos produtos, na promoção e na inovação. A primeira delas corresponde ao portal e ao selo Viaje+SC lançados na quarta-feira, dando início ao processo de adesão dos empreendimentos turísticos do Estado.

Os interessados em participar deverão efetuar o cadastro no site do programa e fazer uma autoavaliação quanto aos requisitos a serem cumpridos. Posteriormente, atendendo a todos os critérios, os empreendimentos receberão o selo Viaje+SC conforme cumprimento das medidas sanitárias recomendadas, organizadas em práticas essenciais (selo bronze), além de essenciais (selo prata) e todas as práticas (selo ouro). O mesmo concedido ao Hotel e ao Aquário.

Articulação com o trade

Segundo o gerente de Promoção da Santur, Fábio Farber, as próximas etapas do programa envolvem o Movimento Viaje+SC, uma articulação com o trade e com entidades para aumentar a adesão, a divulgação das experiências com estratégias publicitárias, a criação de uma plataforma que agregará atrativos, produtos e serviços, a sinalização turística inteligente e, por fim, o estímulo à inovação no desenvolvimento e novos produtos e serviços.

Entre os desafios do programa está mostrar as atrações turísticas do Estado, muitas ainda desconhecidas para a maioria dos viajantes com o objetivo de incentivar as reservas para viagens nos próximos meses, incluindo o verão.Vale observar que todas as regiões do Estado precisam cumprir as normas sanitárias da Secretaria de Saúde do Estado de acordo com as gravidades frente à pandemia com base nas cores do mapa de risco do Estado.

Junto com o Viaje+SC, a Santur lançou o Almanach, um canal no YouTube com dados sobre o turismo no Estado.