Bate papo com idealizador do site Vakinha reúne jovens empreendedores

"Foi o Fracasso que me fez chegar aqui. Eu me orgulho disso". Com essa frase que o diretor de relacionamento do site de crowndfunding Vakinha Online, palestrante de inovação e fracasso, empreendedor e customer sucess, Flavio Steffens, iniciou o bate papo da noite do dia 9 de julho, quinta-feira, com um grupo de jovens empresários. O evento realizado pelo Núcleo Jovem Empreendedor da Acibalc teve ainda uma rodada de negócios, o "Jabá Digital".

Após anos trabalhando no mercado como gerente de projetos, Flavio decidiu abrir sua própria startup no ano de 2010 com a ideia: criar uma solução inovadora para um mercado bilionário e que estava bombando. O negócio, no entanto, fracassou.

Em 2012 sua vida deu então uma guinada, trouxe para o Brasil a FailCon Brazil, um evento que reunia empreendedores e empresários dispostos a compartilhar seus fracassos profissionais. E foi aí que acabou sendo reconhecido. Ainda neste ano lançou o Bicharia, uma plataforma de crowdfunding para ajudar animais carentes. Mesmo sem investimentos, conseguiu impactar o mercado, tiveram mídia e arrecadaram mais de R$ 800 mil para a causa animal.

"Minha jornada foi de muitos fracassos, desilusões e dores intensas. Mas esse caminho me moldou. Hoje sou sócio do Vakinha, o maior site de vaquinhas do Brasil, atuando como diretor de relacionamento e coordenador do customer success. Amo demais o impacto que causamos", comentou Flavio.

Palestrante sobre inovação e fracasso em eventos como RDSummit, Gramado Summit, Startup Weekend, Feira do Empreendedor, além de empresas e entidades como Banco DLL, SEBRAE-RS, CRA-RS, ESPM e ACIs, ele usa a própria experiência para repassar seus aprendizados e inspirar pessoas.

Na sequência, os participantes tiveram 1 minuto para apresentar suas empresas e serviços, incentivando a compra no mercado local, possibilitando o desenvolvimento econômico.