CoopTalks 2020 reúne especialistas do cooperativismo de crédito em evento online

As transformações estão acontecendo a todo o momento e o cooperativismo de crédito, com uma cultura colaborativa e inovadora que se destaca em promover as melhores soluções para os mais difíceis desafios, vem se consolidado como uma vertente essencial para a economia do Brasil e do mundo. 

Este ano o movimento cooperativista comemora o 72˚ aniversário do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), com o tema “inspirar esperança para a comunidade global”. O objetivo é comemorar a evolução e conquistas que com muito suor, empatia e cooperação fizeram com que o setor se tornasse parte da vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Para enfatizar a importância dessa comemoração o MundoCoop promoveu ao longo do dia 15 de outubro o CoopTalks Crédito, um dia inteiro de evento online e exclusivo que reuniu autoridades e representantes do movimento cooperativista de todo o país, além de líderes cooperativistas e especialistas do mercado financeiro nacional e internacional.

Mais de 3.500 pessoas participaram das discussões sobre o cooperativismo de crédito - urgentes e estimulantes, para entender o segmento, debater sobre o futuro do setor e criar uma ampla discussão com o público que poderá encaminhar perguntas e interagir ao vivo.

As cooperativas de crédito estão presentes em quase metade dos municípios brasileiros, com mais de 6.800 unidades de atendimento. Esta realidade prova o elevado grau de penetração das instituições financeiras cooperativas no território nacional, apoiando a atividade produtiva local e a inclusão financeira das comunidades.

Devido à importância do tema, o CoopTalks Crédito convidou grandes nomes do setor para discutir o futuro do cooperativismo de crédito, entre eles Luis Artur Nogueira, economista; Kedson Macedo, presidente da Confebras; João Carlos Spenthof, presidente da FGCOOP e Davi R. de Moura Costa, professor FEARP/USP que juntos participaram do primeiro painel sobre Gestão e Governança: o papel do cooperativismo de crédito nos novos rumos econômicos.

Um segundo painel discutiu a Perspectiva Sistêmica e Global e a visão do cooperativismo internacional e contou a presença de Ênio Meinen, Coordenador Técnico CECO; Carlos Alberto, diretor da Cosinergia; Rodrigo Gouveia, CEO da PromoCoop e Paulo Sérgio de Souza, diretor de Fiscalização do BC

A inovação também foi tema do CoopTalks e Renato Mendes, palestrante de inovação; Thomas Eckshimidt, CEO de Capitalismo Consciente e Andrea Iorio, especialista em inovação falaram sobre o futuro das instituições financeiras cooperativas no Brasil.

O evento encerrou com um último painel; o Top Coopers: Os líderes do cooperativismo de crédito juntos, que reuniu pela primeira vez os presidentes das principais organizações cooperativistas para debater sobre o sistema cooperativista de crédito nacional. Participaram Manfred Dasenbrock, presidente do Sicredi; Marco Aurélio Almada, presidente do Sicoob; Alzimiro Thomé, residente da Cresol; Moacir Krambeck, presidente da Ailos; José Maria, presidente Unicred Brasil.



Voltar