Desmistificando os leilões judiciais de imóveis em tempos de pandemia

Muitas pessoas desconhecem essa modalidade de investimento imobiliário e os que conhecem não se sentem seguros para investir e adquirir imóveis em leilões judiciais. Algumas pela falta de informação e outras pelos mitos que se formaram durante os anos, e, em virtude disso, perdem uma excelente oportunidade de multiplicar seus ativos de forma exponencial, podendo obter retornos superiores a 80% sobre o investimento. 

Já ouvi alguns desses mitos, tais como: 

a)leilões de imóveis são uma máfia, só conseguem arrematar aqueles apadrinhados pelo leiloeiro;

b)o pagamento é sempre feito à vista, é preciso arcar com todas as hipotecas e penhoras;

c)o risco de perder dinheiro é alto, para participar de leilão tem que ser expert; e

d)a desocupação é sempre problemática.

Alguns desses mitos vem de poucas pessoas que, por falta de informação, tiveram algum desprazer nos referidos leilões ou ouviram isso do primo do vizinho do seu cunhado. Em decorrência desses preconceitos, deixam de investir neste ramo milionário e alcançar sua liberdade financeira.

No que consiste este modelo de negócios? 

Basicamente, existem 03 modalidades de leilões de imóveis:


1.Judiciais;

2.Extrajudiciais; e 

3.Concorrência Pública.


Neste artigo iremos focar nos leilões judiciais, os quais entendo, possuírem as maiores margens de lucro e o total controle e segurança do investimento.

Um imóvel é levado a leilão, venda pública, em virtude de um processo judicial de expropriação de bens, que pode ser oriundo de uma dívida trabalhista, fiscal, tributária, particular, condomínio, indenizatória, etc. 

Existem trâmites processuais que devem ser observados, tais como, intimações, penhora, avaliação, para que não gere nenhuma nulidade processual. Após, é encaminhado a um leiloeiro público para que se faça a venda do bem.

Tal imóvel é avaliado por um Oficial de Justiça, e é oferecido em 1ª praça pelo valor da avaliação. Não sendo vendido nesta 1ª praça, o mesmo bem é ofertado, geralmente, por 50% do valor da avaliação, ou seja, metade do preço.

Aí que reside a melhor possibilidade de ganho no arremate, com as maiores margens de lucro. Existe a possibilidade de adquirir um imóvel que tenha um valor de mercado de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) por apenas R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) mais os custos operacionais, sendo que há diversas opções de investimentos, para todos os bolsos.

Dito isso, passamos a rebater os mitos formados:

Por ser uma venda pública, todos que participam tem as mesmas oportunidades de arremate, leva quem der o maior lance, em virtude disso, não tem como existir uma “máfia dos leilões”, ou um direcionamento a certos grupos, é um ato solene e público.

Importante estar ciente do valor de mercado do bem e não se perder nas disputas de lance, a dica é definir um valor máximo para o arremate.

Atualmente existe a possibilidade de arrematar um imóvel em leilão judicial de forma parcelada, podendo fazer uma proposta ao Juiz do processo.

Os imóveis são entregues livres de ônus, penhoras e hipotecas, sendo que a desocupação se dá no mesmo processo.

Qualquer um pode participar e arrematar um imóvel em leilão, o importante é seguir alguns passos e ter todas as informações em mãos para realizar um excelente negócio, ou contratar uma assessoria para tanto. Neste norte, o risco é zero.

Nos dias atuais, inclusive, os leilões estão sendo realizados em sua totalidade de forma online, não sendo necessário sair de casa, o que agiliza o procedimento e, também, evita o risco de contágio do COVID. Com isso, amplia o leque dos leilões que se pode participar, podendo arrematar um imóvel em qualquer lugar do território nacional.

Por fim, percebe-se que os leilões se adaptaram bem ao contexto da pandemia e aceleraram sua transformação tecnológica, já iniciada anos atrás, que trouxe benefícios tangíveis ao processo e participação das pessoas.

Neste sentido, a Hasta Investimentos Ltda presta toda a assessoria necessária para a arrematação em leilões judiciais presenciais e online, desde a análise do processo que gerou o leilão, orientação no arremate, regularização da matrícula, imissão de posse e registro imobiliário, firmando que tais investimentos são um dos mais rentáveis no mercado.


Edenir Franceschi Junior 

Advogado, vice coordenador do Núcleo Jurídico da Acibalc e sócio proprietário da Hasta Investimentos Ltda.

Voltar