Eleições 2018: Movimento Regional pelo voto é organizado pelas Associações Empresariais do Vale

A quantidade de votos nulos e brancos registrados na região do Vale do Itajaí nas eleições de 2014 ultrapassaram os 100 mil, enquanto as abstenções totalizaram 191 mil. Pensando em evitar que esse cenário se repita em outubro deste ano, as Associações Empresariais encabeçam o Movimento "Do Vale pelo Vale".

O projeto que foi discutido em julho durante reunião plenária da Facisc em Blumenau, prevê além de ações que estimulem o eleitorado a escolher candidatos das cidades integrantes à regional, a criação de um site que informe todas as demandas já levantadas pelas associações do Vale e uma lista com o nome dos candidatos por município em um ranking político daqueles que já estão em mandato. A ideia é que todas as entidades empresariais estejam engajadas na iniciativa que faz parte do projeto Voz Única da Federação.

As grandes aliadas da campanha serão as ferramentas de comunicação como a tradicional mídia espontânea, postagens direcionadas em redes sociais, propaganda em jornais, revistas e em outdoors também fazem parte do planejamento. O lançamento da campanha, em cada regional, acontece desde o início deste mês.

O Voz única

Desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - Facisc, o Voz Única tem o propósito de disponibilizar para a sociedade uma ferramenta que oriente e informe as demandas de SC do ponto de vista empresarial de forma sistematizada, acessível e participativa, bem como o status dos esforços da classe política para atender essas necessidades. Também auxilia os governantes e parlamentares na elaboração de seus planos de governo.

As Demandas do Vale do Itajaí

Em reunião plenária no dia 17 de Julho, na Associação Empresarial de Blumenau - ACIB, foram elencadas as seguintes demandas federais e estaduais: Pacto Federativo, duplicação da BR470, modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Navegantes, ampliação da bacia de evolução dos Portos de Itajaí e Navegantes, o monitoramento de barragens e o sistema de prevenção de enchentes, a ferrovia da integração Leste- Oeste que liga Chapecó a Itaaí e as marginais de acesso a BR101 entre os trechos de Balneário Camboriú e Navegantes.

As demanas estaduais são: o acompanhamento das obras no anéis viários de acesso das rodovias Jorge Lacerda e Antônio Heil em Blumenau e Brusque e o Anel de contonro urbano de Gaspar.

Foto: NSC Total