Jovens empreendedores celebram 20º aniversário do CEJESC

Uma noite de homenagens, de reconhecimento, integração e comemoração. Assim foi a celebração dos 20 anos do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC), braço jovem da Federação das Associações Empresariais (FACISC). O evento ocorreu junto à 161ª Assembleia Geral Ordinária do CEJESC e Encontro da Família CEJESC, realizados em Itapema, nos dias 12 e 13 de abril, sob organização do Núcleo de Jovens Empreendedores de Itapema e demais núcleos da regional Grande Florianópolis.

A solenidade festiva ocorreu no dia 12, com a presença de autoridades políticas e empresariais, nucleados, diretores, conselheiros e ex-presidentes do CEJESC. Em seu pronunciamento, o presidente em exercício do CEJESC, Marcos Roberto Stumpf, destacou o papel do Conselho e como ele faz a diferença na sociedade, contribuindo para a formação de lideranças e a geração de negócios: “Enalteço também a participação de diversos ex-presidentes do Conselho e de um grande número de coordenadores de núcleos neste momento tão importante para o CEJESC”.

Na ocasião, foram homenageados parceiros do CEJESC, ex-presidentes do Conselho e ex-presidentes catarinenses da CONAJE. Além disso, o Núcleo de Jovens Empreendedores de Tubarão foi reconhecido como o primeiro núcleo jovem do Estado e o Núcleo de Jovens Empreendedores de Joinville foi premiado como o núcleo com maior número de integrantes.

O vice-presidente do CEJESC no Planalto Norte, Tiago Zimmermann, recebeu uma placa por ter participado de 80 AGOs e o consultor Giovane Ferreira Pereira foi homenageado por seu trabalho junto ao Conselho. Antônio Carlos Guimarães, presidente licenciado do CEJESC, também teve sua atuação reconhecida.

Segundo ele, o CEJESC vive hoje um momento fantástico: “O movimento está consolidado e forte. Os núcleos estão muito ativos e é importante que a gente continue fortalecendo cada vez mais esse trabalho de base, já que o CEJESC é um meio de compartilhamento das informações e a execução está na ponta, em cada uma das cidades. Por isso, precisamos dar condições para que esses núcleos estejam desempenhando seu trabalho da melhor forma”.

Guimarães acredita que um dos maiores desafios para futuro seja manter o Conselho em constante atualização, atrair os jovens das novas gerações para o trabalho voluntário e fomentar a cultura da inovação em todo o Estado através de projetos como o Startup CEJESC. “Apesar de termos um país bastante empreendedor, ele é pouquíssimo inovador, e o mesmo acontece com Santa Catarina. Então, talvez esse seja um dos nossos maiores desafios para os próximos 20 anos”, complementa.

Filiado à Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), o CEJESC é reconhecido como o maior movimento jovem empreendedor do Brasil, com cerca de 1.500 nucleados em 75 núcleos de jovens empreendedores, espalhados por 12 regionais do Estado.

AGO marcada pelo lançamento de projetos

Durante a 161ª AGO, dois empresários compartilharam suas experiências, apresentando seus cases de sucesso: o presidente da UniAvan, Mohamad Abou Wadi, e o jovem advogado Kim Augusto Zanoni.

Ainda foi realizado o lançamento do Feirão do Imposto 2019, uma ação nacional que terá como tema “Menos é mais”. Neste ano, o Dia D do Feirão do Imposto é 25 de maio, conforme apresentado pelo diretor adjunto de Assuntos Tributários do CEJESC, Artur Souza, e o objetivo principal da campanha é fomentar o apoio à Reforma Tributária.

O diretor de Assuntos Políticos do Conselho, Eduardo Schneider Pedrini, apresentou aos jovens a pesquisa de boas práticas na gestão pública, que visa levantar informações para a elaboração de uma cartilha, contendo ideias e ações que possam ser disseminados entre os jovens de todo o Estado.

Já a diretora Kamila Laurindo fez o lançamento do Programa Geração Empreendedora, iniciativa que será novamente realizada pelos núcleos neste ano, fomentando o empreendedorismo entre estudante do ensino médio de escolas públicas e privadas de Santa Catarina.

Um dos pontos altos da AGO foi um bate papo com o presidente do Badesc, Eduardo Alexandre Correa de Machado, abordando o tema “Desafios da gestão pública no cenário atual e as diferenças entre o Badesc e as instituições financeiras comerciais”.