Maior evento de empreendedorismo da Região da Amfri marca 20 anos de criação da Acibalc

Palestrantes convidados deixaram legado de inspiração, insights, tendências e novas formas de pensar e agir no ecossistema de empreendedorismo e inovação

O Conecta 2022 - maior evento de empreendedorismo da Região da Amfri, realizado nesta quinta-feira (11), em Balneário Camboriú, reuniu cerca de 300 pessoas para uma jornada intensa de experiências, conhecimento compartilhado e network. Fruto de vivências e estudos, os palestrantes compartilharam experiências e conhecimento sobre pautas relevantes no ecossistema do empreendedorismo e inovação. O evento, uma iniciativa da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), realizado em parceria com o Sebrae, marcou os 20 anos de criação da Associação.

“O evento superou todas as expectativas, o que só foi possível porque a Acibalc conta com um time engajado, que vai sempre muito além do que é pensado. Um trabalho intenso das equipes foi realizado para colocar este projeto para rodar”, destacou o presidente da Acibalc, Héderson Cassimiro, agradecendo ao time executivo, diretoria, associados e apoiadores.

Alinhado com os novos tempos, o Conecta 2022 vai compensar toda a emissão de CO2 gerada no decorrer do evento por meio da parceria com a empresa Somos Natureza, que realiza o plantio de árvores nativas, entre outras ações de compensação à geração de resíduos e emissão de gases.

Depois de dois anos de eventos virtuais em razão da pandemia, os palestrantes emocionaram o público presente com seus relatos de vida e insights para a nova realidade que os negócios vivenciam. Além disso, tendências e novos modelos de gestão - especialmente no que se refere às pessoas (colaboradores, liderança e empreendedores) - foram compartilhados.

Inspiração e conhecimento

Flávio Tavares (Ceo na Upper The ADucation Ecosystem) abriu a programação do Conecta 2022 convidando os gestores/empreendedores a colocarem as pessoas em primeiro lugar. “O que vai mudar o mundo é a inovação humana e não a tecnológica. Precisamos entender de pessoas - simples assim”, disse Flávio. O medalhista olímpico Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão do Vôlei, seguiu na mesma perspectiva, destacando que o gestor que almeja sucesso deve considerar os recursos que já possui e acreditar no seu time. “Geralmente temos muitos craques na equipe, mas a gente não ouve. Todo mundo tem conhecimento para dividir”, enfatizou o atleta.

Renato Navas (cofundador da Pulses) deu uma aula de gestão de pessoas e liderança assertiva para os novos tempos. Dentre os ensinamentos, destacou: “a imagem da marca empregadora e os valores praticados fazem a diferença. As pessoas buscam por coerência, valorização, sentir que causam impacto”, disse, enfatizando que as pessoas (profissionais) querem se sentir úteis, participar, contribuir. “Muitas vezes a capacidade humana é subutilizada e a gente reduz o trabalho das pessoas a uma função”.

Elizângela Cardoso, superintendente do Balneário Shopping, e Lucas Schweitzer (fundador e CEO da Empreende Brasil) compartilharam conhecimentos práticos para o dia a dia dos negócios. Dentre as tendências para este novo momento, Elizângela destacou dois pontos que não podem mais ser negligenciados pelas empresas - a esfera do ESG (social, ambiental e governança) e o pilar diversidade/inclusão.

Encerrando o ciclo de palestras, o atleta Figue Diel, Campeão Mundial de Parasurfe, falou sobre os traumas físico e emocional decorrentes do acidente que o deixou cego aos 16 anos, dos ensinamentos e de como aprendeu a lidar com a nova realidade. “A gente não ganha sempre, então a felicidade não pode depender só da vitória. A gente está sempre se preparando para a vida. Eu vou fazer o meu melhor, mas não tenho controle sobre os resultados”, incentivou.