Núcleos de Mulheres Empresárias chegam a mais de 60 municípios catarinenses

Desenvolvendo um trabalho de incentivo e fortalecimento do empreendedorismo feminino através do associativismo, o Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina (Ceme) conta com 64 núcleos de mulheres empresárias, espalhados em 12 regionais, com a participação de mais de mil mulheres. Essa representatividade deve-se ao trabalho realizado pelas associações empresariais, que, somente entre fevereiro do ano passado e maio deste ano, fundaram 12 novos núcleos pelo Estado.

Em 2018, foram criados 10 núcleos, ligados às associações empresariais de Schroeder, na regional Norte; Tunápolis/Santa Helena e Caibi, no Extremo Oeste; Campos Novos e Curitibanos, no Meio Oeste; Pouso Redondo e Ituporanga, no Alto Vale; Itaiópolis e Mafra, no Planalto Norte; e Dionísio Cerqueira, no Noroeste catarinense. Em 2019, outros dois núcleos foram fundados na regional Extremo Sul, nas cidades de Forquilinha e Orleans.

“O núcleo serve como escola para despertar a liderança da mulher e prepará-la para assumir posições de destaque e decisão”, garante a presidente do Ceme, Janelise Royer dos Santos. “Para quem não está inserido no processo, pode ser difícil perceber a importância da união das mulheres em seus núcleos, mas eu só conquistei liberdade e representatividade profissional e pessoal, após participar do núcleo na minha associação”, complementa.

De acordo com ela, as ações realizadas pelo Conselho e disseminadas pelos núcleos têm o objetivo de capacitar e empoderar as empresárias, para que se desafiem em novos papéis e sejam protagonistas em seus negócios e na comunidade. “Juntas crescemos, nos desenvolvemos e ganhamos voz, pois a liderança se alicerça no apoio que damos umas às outras. O trabalho dos núcleos é incrível e estamos muito felizes pelas mais de mil mulheres empresárias e empreendedoras que compõe nossa rede Ceme. Juntas, somos mais fortes”, reforça Janelise.

Como participar

Se você se identifica com o movimento e tem interesse em participar ou ajudar a fundar um núcleo em sua cidade, entre em contato com a associação empresarial mais próxima.