Palestra sobre a mulher na história da arte, homenagens as mães e despedida, marcam noite emocionante no Numea

O Núcleo da Mulher Empreendedora da Acibalc realizou na noite dessa terça, dia 4 de maio, seu encontro quinzenal reunindo empreendedoras nucleadas e empresárias convidadas em palestra com Elton Silveira, professor de história da arte e turismólogo. 

A coordenadora, Milene Voigt, iniciou a reunião dando boas vindas às novas participantes apresentando o sistema em que o Núcleo está inserido, sua capilaridade estadual através do Conselho Estadual da Mulher Empresária, as ações planejadas e o propósito da existência do movimento. 

Na sequência, Elton compartilhou seus conhecimentos sobre arte e turismo. Durante muito tempo, segundo ele, as mulheres estiveram presentes na produção artística apenas como modelos e musas. Isso se deve, principalmente, às dificuldades de acesso aos equipamentos de ensino da arte e a barreiras sociais que impediam que se dedicassem profissionalmente a essa ocupação.

A mulher na história da arte precisa ser conhecida, primeiro porque muito dos nossos vícios culturais têm origens que pouco sabemos. É uma cultura organizacional com barreiras. O enfrentamento de valores segundo Elton necessita de repertório, já que a arte participa do registro cultural, seus pensamentos, anseios, alegrias e dificuldades.

A noite foi marcada também pela despedida do consultor Diego Martins que após 4 anos de trabalhos dedicados ao Numea, passa o cargo à também consultora Gisele Girardi. Emocionadas, as nucleadas agradeceram toda a dedicação do consultor que parte para novos desafios agora como vice-presidente da Acibalc.

Ao final, Cirlei, Arlete e Marlene foram homenageadas em nome de todas as nucleadas, como as mães e fundadoras do Núcleo. Eliane Siufi, ex coordenadora do Núcleo, declamou um poema e aproveitou o momento para parabenizar todas as demais mães do grupo.

Voltar