Semana dos Núcleos - Núcleos Jovem Empreendedor e de Tecnologia incentivam o pensamento criativo com Workshop Lego Serious Play

Promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina através das Associações Empresariais do sistema, aconteceu entre os dias 15 e 20 de Julho a Semana dos Núcleos Empresariais. O objetivo da semana foi o de fortalecer e dinamizar o trabalho realizado pelos Núcleos que compõe as entidades de todo o estado, dando visibilidade as atividades realizadas por cada um deles, estendendo vivência e conhecimento para a classe empresarial.

E encerrando a semana de atividades da Semana dos Núcleos, aconteceu na sexta-feira, dia 19, o workshop Lego Serious Play organizado pelos Núcleos Jovem Empreendedor e de Tecnologia da entidade. O evento realizado na UniAvan contou com o apoio da CTUP Centro de treinamentos.

Lego Serious Play é uma marca registrada da Executive Discovery, uma empresa independente associada ao LEGO Group, que oferece consultoria visando incentivar o pensamento criativo na cultura das empresas. A metodologia complementa métodos ágeis e vem sendo adotada por empresas brasileiras como O Boticário e Brasken, por exemplo.

Inicialmente utilizada apenas entre os funcionários da Lego, acabou sendo abraçada pelo mundo corporativo como uma alternativa para incrementar processos de recrutamento, resolução de problemas e planejamento estratégico.

Uma pesquisa de 2018 da consultoria americana de RH Talent LMS, com 400 profissionais, apontou, por exemplo, que mais de 80%  dos profissionais sentem-se mais engajados e produtivos ao utilizar metodologias que envolvam algum nível de gamificação. Outro estudo, de 2017, realizado pela consultoria Kahoot!, mostrou que a gamificação em treinamentos corporativos ajuda a melhorar a retenção de conhecimento por parte dos colaboradores de uma empresa.

O Workshop organizado por aqui foi ministrado pelo facilitador Rodrigo Schilling que trouxe para reflexão estratégias de inovação.