Webinar sobre o futuro do trade turístico reúne lideranças estaduais e aborda as novas formas de fazer turismo no Brasil

Com a presença de lideranças estaduais como o Presidente da Santur, Mané Ferrari; a Presidente da ABOEC/SC, Jane Balbinotti; a diretora de Turismo da FACISC, Ciça Muller e o Secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Valdir Walendowsky, o Núcleo de Turismo da Acibalc promoveu na ultima quinta-feira, dia 25, um encontro para discutir o turismo após a pandemia.

O evento que aconteceu online foi moderado pelo Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Balneário e também diretor de Turismo da Acibalc, Osny Maciel Jr. A presidente da entidade Maria Pissaia também participou do encontro que reuniu outros representantes da classe empresarial e do trade turístico do município.

Perguntados sobre as mudanças na forma de se fazer turismo e quais os cenários possíveis após a pandemia, os convidados acreditam que os protocolos de saúde hoje adotados por inúmeras empresas como uma uma exigência para poderem atender, devam se transformar em processos rotineiros e até em regras implantadas por órgãos competentes como secretarias e vigilância sanitária.

O secretário de Turismo de BC, Valdir, acredita principalmente em uma maior eficiência dos hotéis e equipamentos turísticos em incrementar praticas seguras com seus colaboradores, coisa que não acontecia em muitas empresas. "Acredito num aumento do trabalho de governança, normas sanitárias, normas de acessibilidade, mapa de pessoas por ambiente".

Outro ponto muito tocado durante o webinar foi a tecnologia como aliada nessa retomada da economia. A diretora da Facisc, Ciça Muller, destacou como as tecnologias inteligentes podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas principalmente como os gestores e as empresas podem utilizar desses sistemas para o monitoramento de casos de COVID-19.

"O turismo inteligente é uma realidade em muitos países na Europa, e acredito que ele venha a ser implementado muito em breve no Brasil. No sistema, os turistas recebem informações completas sobre o local que sejam visitar, os estabelecimentos comerciais e ofertas de produtos e serviços, programar visitas, além de verificar quais são os melhores horários e dias de circulação de pessoas, pensando em um cenário de retomada pós coronavírus".

Para Ciça o destino inteligente pode viabilizar a retomada do turismo neste momento. O turista pode ver quantas pessoas estão lá e recebe ofertas e serviços com melhores preços da região. "É um futuro que estava a médio e longo prazo antes da pandemia, mas agora vai acontecer em curtíssimo prazo", acredita.

O presidente da Santur também foi questionado sobre um orçamento extra para divulgar o estado catarinense e afirmou que a Agência de Desenvolvimento não tem outro papel se não esse e que trabalha forte para que isso aconteça com a busca por recursos para setores prioritários.

"Estamos realizando encontros com as instâncias regionais para alinhar informações e também apresentar as ações empreendidas pela Santur para apoiar o setor no enfrentamento à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, assim como conhecer a demandas dos segmentos na retomada do turismo. Foi montado um gabinete de crise que está em constante diálogo com o comitê do Governo que centraliza as ações de combate à Covid-19. Já tivemos alguns avanços, como reabertura gradual dos meios de hospedagem e dos serviços de alimentação. Agora, com base no último decreto do Governo do Estado, estamos avançando pouco a pouco, até chegarmos na liberação dos eventos", esclareceu Mané que finalizou afirmando que desde que foi decretada a quarentena em Santa Catarina, a Agência tem trabalhado em busca de soluções para o enfrentamento dos impactos da pandemia no turismo.

Entre as ações da Santur, foi destacado o programa Viaje Mais SC, que incentiva o catarinense a conhecer melhor o próprio estado. O programa será implementado em seis etapas, gradativamente, começando com o lançamento de um selo para os estabelecimentos que cumprem com as normas sanitárias de combate à Covid-19 e oferecem produtos diferenciados.